As
crianças são pequenos pesquisadores que experimentam e buscam
respostas para as muitas perguntas que fazem sobre este mundo ainda
tão cheio de mistérios.
A
escola deve defender uma educação
que procure desenvolver a autonomia moral e intelectual de seus
alunos. Piaget e seus seguidores mostram a importância de que as
crianças ajam corretamente por escolha própria, e não pela pressão
de castigos ou de recompensas. Que tenha respostas corretas, não
por que alguém lhe mostrou, mas porque e as encontrou. As crianças
não podem ser educadas como em experiências de laboratório, como
os ratos são condicionados. É importante que as crianças tenham
consciência de seus atos, que estejam cientes de suas conseqüências
e que reflitam sobre eles.
Com
este objetivo é que a turma do do 4° Ano A, alunos da professora
Ana Marinês Sartor, são incentivados a desenvolverem experiências
em casa, escolhendo o assunto que mais interessa e posteriormente
apresentando em sala de aula.
É preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal (PIAGET, 1998).
O aluno Augusto desenvolveu a experiência “ Areia Movediça”,
que retirou da Revista Nosso Amiguinho, leitura proporcionada na Hora
da leitura, na escola.
Se vocês gostaram da ideia, façam também suas experiências e
compartilhem com os colegas!