terça-feira, 24 de abril de 2012

Autonomia- liberdade para pensar


As crianças são pequenos pesquisadores que experimentam e buscam respostas para as muitas perguntas que fazem sobre este mundo ainda tão cheio de mistérios.
A escola deve defender uma educação que procure desenvolver a autonomia moral e intelectual de seus alunos. Piaget e seus seguidores mostram a importância de que as crianças ajam corretamente por escolha própria, e não pela pressão de castigos ou de recompensas. Que tenha respostas corretas, não por que alguém lhe mostrou, mas porque e as encontrou. As crianças não podem ser educadas como em experiências de laboratório, como os ratos são condicionados. É importante que as crianças tenham consciência de seus atos, que estejam cientes de suas conseqüências e que reflitam sobre eles.
Com este objetivo é que a turma do do 4° Ano A, alunos da professora Ana Marinês Sartor, são incentivados a desenvolverem experiências em casa, escolhendo o assunto que mais interessa e posteriormente apresentando em sala de aula.
É preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal (PIAGET, 1998).

O aluno Augusto desenvolveu a experiência “ Areia Movediça”, que retirou da Revista Nosso Amiguinho, leitura proporcionada na Hora da leitura, na escola.

Se vocês gostaram da ideia, façam também suas experiências e compartilhem com os colegas!





________________________________________________________________________