quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

4ª Mostra de Trabalhos e 1º Descobrindo Talentos


No último dia 07/12/2012 aconteceu a 4ª Mostra de Trabalhos e o 1º Descobrindo Talentos da E.M.E.F. Monteiro Lobato, aos participantes deste evento, nosso agradecimento pela coragem de subir ao palco e a direção da escola que proporcionou a realização deste momento.


Professora Carla































quinta-feira, 28 de junho de 2012

Campanha de Prevenção de Acidentes em crianças


Segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, lançado em dezembro de 2008 pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF, anualmente 830 mil crianças morrem vítimas de acidentes em todo o mundo.
Estimativas mostram que a cada morte, outras quatro crianças ficam com sequelas permanentes que poderão gerar, consequências emocionais, sociais e financeiras a essa família e à sociedade. De acordo com o governo brasileiro, cerca de R$ 63 milhões são gastos na rede do SUS (Sistema Único de Saúde), por conta dos acidentes com crianças.
A criação de uma cultura de prevenção entre os brasileiros, é sem dúvida, a principal saída para esse problema. Infelizmente isso não é encarado como prioridade no país.
Pesquisas mostram que, com a conscientização da sociedade, pelo menos 90% dos acidentes poderiam ser evitados.
É essencial lembrar que por meio de medidas de prevenção, melhorias ambientais, informação e políticas públicas pode-se evitar ate 90% dos acidentes com crianças e adolescentes, que configuram hoje um problema de saúde publica a ser enfrentado por todos.
A maioria dos acidentes com crianças acontece no ambiente doméstico, por ser este o espaço em que ela passa mais tempo. Porém, a mortalidade é maior no trânsito e nas águas abertas que levam aos afogamentos.
O caminho é promover a prevenção, por meio da disseminação de informação qualificada e sensibilização da população para uma mudança de comportamento, além do investimento em políticas públicas efetivas. Só assim será possível mudar o triste quadro dos acidentes com crianças e adolescentes.
O 4º Ano A está estudando sobre Prevenção de Acidentes e para ampliar os conheciementos foi convidado o Senhor Clairton Lipke, Tecnólogo em Segurança do Trabalho, que fez um belíssimo trabalho com os alunos.



















quinta-feira, 17 de maio de 2012

O aprendizado do trabalho em grupo


O professor pode ensinar a turma a cooperar, escolher e decidir ao mesmo tempo em que dá conta dos conteúdos das disciplinas.”



Na família e na vida profissional e social, é preciso saber se expressar, consultar, questionar, fazer planos, tomar decisões, estabelecer compromissos e partilhar tarefas.
Essa construção conceitual e afetiva depende do trabalho em grupo, em que se desenvolvem afinidade e confiança, identificam-se potencialidades e aprende-se com os demais. Com a diversificação do planejamento, são contempladas as diferentes necessidades e propensões dos alunos. Não só na escola, mas especialmente nela, os mais beneficiados por essa construção são os que vêm de contexto cultural limitado, sem outras oportunidades que não as da escola para a sua emancipação.
Os alunos desde os primeiros anos devem aprender a trabalhar o coletivo, valorizando a autonomia e a cooperação.
Os alunos do 4º Ano A estão fazendo trabalhos em grupos para aprenderem a trabalhar o coletivo , o respeito mútuo e a cooperação.